Bloggaridades - SocioElegias

para quase toda a vulgar sociedade elegíaca

28.4.05

Só com um bloco, à esquerda
(versão 1506a - série "iliterato")
Lido naquela parte pública do público jornal: "Bloco de Esquerda concorre sozinho às autárquicas."

Ora! Parece-me bem. Assim só com um bloco à esquerda de tudo, e de todos, a louça será outra. Homogeneizar-se-á a lusa nação. Depois do voto em branco, o voto no betão! Isto de concorrer sozinho tem os seus quês; por exemplo, autárquicas tem 1... um quê, claro!

Será que o único vencedor das próximas eleições - o partido do bloco único - subjugará os demais tijolos? Lá para Outubro saberemos.

(desvendar-se-á o mistério do duplo buraco no bloco - vide imagem)

Comentários:

24.4.05

A Fátima de TGV
(versão 1495a - série "iliterato")
O nosso PM (não confundir com Papa Misto nem com qualquer outra papa) esteve muito bem acompanhado na cerimónia de entronização do Papa Bento XVI pelo seu homólogo italiano, Sílvio Berlusconi, e pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Mais do que a prazenteira companhia há a assinalar que José Sócrates, o tal PM luso, no seu afã de incremetar o turismo religioso, convidou hoje o Papa a visitar Portugal e em particular Fátima (o último reduto dos eFes salazarengo)... disse, então, o contribuinte José:

"Transmiti ao Papa o que parece ser o sentimento nacional de que os portugueses gostariam de ver este Papa muito brevemente em Portugal". "O anterior Papa visitou-nos várias vezes e com certeza esse espírito de ligação a Fátima e a Portugal haverá também neste Papa".
Deve ser desta que o TGV deixa de ser só um projecto... a não ser que se interrompa voluntariamente a gravidez de tal assunto. Persignemo-nos, pois... erija-se a catedral sobre carris que outros muitos morrem por aí...

Comentários:

19.4.05

Greve à RTP
(versão 1484a - série "iliterato")
ou na RTP.
Não sei muito bem porque estando todos em greve não pude confirmar se havia greve.
O que pude através da observação directa mas em diferido foi constatar que houve "ajustamentos na programação" mas o serviço púdico foi assegurado com o despudor usual.
Não me conformo é com a suspensão do Bom Dia Portugal... tanto que só fui trabalhar de tarde. E só soube que a RTP estava em greve ou na greve porque as outras cadeias de televisão ainda não foram presas.
Os açorianos pela 1.ª vez não sofreram com o embargo: viram o canal 2, a dois... também não havia por lá mais ninguém para ver.
A boa notícia é qu'isto vai durar até 4.ª-feira...

Comentários:

12.4.05

Referendos
(versão 1469a - série "iliterato")
Lido porque ainda não se paga a edição on-line deste que é público:

O Presidente da República, Jorge Sampaio, recusou hoje, em Paris, tomar qualquer posição sobre as datas dos referendos sobre a Constituição europeia e a interrupção voluntária da gravidez, afirmando que "ainda não chegaram em cima da mesa".

Preocupado que estou, como contribuinte, e porque um referendo feito a solo custa para cima dum dinheirão (100 milhões de euros, ouvi dizer...), sugiro que se faça o pleno nas próximas eleições autárquicas de Outubro. E como fazê-lo?

Com uma simples pergunta:
Concorda com o Tratado Constitucional para a União Europeia e com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez para não ter que votar num aborto para Presidente de Câmara?

Comentários:

6.4.05

Respeitemos o ranking do luto
(versão 1455a - série "iliterato")

Lá fui ao Portal do Governo... deu-me para repescar isto: Comunicado do Conselho de Ministros Extraordinário de 5 de Abril de 2005. Versa assim:
"O Conselho de Ministros extraordinário, que hoje teve lugar, na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou o Decreto que determina, formalmente, luto nacional para os dias 6, 7 e 8 de Abril, como expressão da justa homenagem do Estado Português ao Papa João Paulo II.

O Papa João Paulo II foi para todo o mundo, e especialmente para os católicos, uma importante referencia, ao serviço dos valores decisivos da paz, da tolerância e da justiça. Seguramente uma das maiores e mais prestigiadas figuras do século XX, João Paulo II foi um grande amigo de Portugal, que visitou várias vezes, trazendo consigo mensagens de fé e de solidariedade.

Ao Estado português cumpre recordar, neste momento, que foi o Papa João Paulo II que orientou superiormente, pelo lado do Vaticano, a conclusão da recente Concordata entre Portugal e a Santa Sé, que exprime em novos moldes o quadro do especial relacionamento entre o nosso País e a Igreja Católica.

Por tais razões, e como expressão de uma justa homenagem, entende o Governo declarar, formalmente, o luto nacional para os dias 6, 7 e 8 de Abril de forma a coincidir com as cerimónias fúnebres de Sua Santidade, marcadas para sexta-feira, dia 8."


Que bom saber que num laico estado como o nosso há quem se preocupe com o outro... Espero que quando fenecer o Mustafá Béréré, líder espiritual das botellas al-litro, se decrete o luto respectivo... para lá do homem e da obra, das crenças e dos credos. Credo! Que digo eu?
Bem, vamos lá ao ranking possível a que alude o título desta não notícia:

Polónia - ?? (luto nacional desde sábado até ao dia do funeral)
Brasil - 7
Paraguai - 5
Costa Rica - 4
Itália - 4 (3 + 1 do dia do funeral)
Portugal - 3 (o Estado Português far-se-á representar pelo PR, Jorge Sampaio, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral - oh! que rica premonição)
Chile - 3
Bolívia - 3
Cabo Verde - 3
São Tomé - 3
Timor-Leste - 3
Índia - 3
Egipto - 3
Líbano - 3
Argentina - 3
Cuba - 3
Espanha - 1 (far-se-á representar pelo primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero)
Perú - 1
Albânia - 1

Comentários: