Bloggaridades - SocioElegias

para quase toda a vulgar sociedade elegíaca

25.9.04

Já não fui a tempo, equivoquei-me
(versão 990a - série "iliterato")
E já temos um socialismo socrático. Graças à histórica participação de milhões de militantes menos um: o equivocado.
Equivocou-se desde muito novo mas só agora depois de limpar as lentes que o separam do guterrismo e do não-ferrismo é que chegou à conclusão de que é mesmo independente. Falamos do Vi gente silva que manterá o seu lugar na fila para as benesses enquanto não é disputado por ninguém. O rodrigues de ferro pouco temperado, nostálgico mesmo, está satisfeito por não haver enferrugismo. Só agora é que percebeu que o seu legado é uma pia nulidade...
Depois da campanha alegre e só com ares de joão cara de josé, temos por fim o trio maravilha que uno proclamará a vingança ao santo lopes. Haja fé!

Comentários:

22.9.04

Os carros sem o dia
(versão 982a - série "iliterato")
Acabo de chegar ao meu local de trabalho!
Neste Dia Europeu 100 Carros contei pelo menos eu enquanto caminhava urrando... acérrimo defesor do transporte sustentável, sustentei-me pois!
De casa até ao 1.º quilómetro a pé, que as condições do terreno obrigam-me a sapatos 4x4; de patins 100 metros, porque em poucos centímetros caio para o lado; de paragem em paragem porque os transportes não são nada púdicos e o público não se dá com regularidades de horas... foi sempre a andar!

Bem, cheguei e isso é que importa: 2 horas e 37 minutos depois. Nem sei como não se sustenta mais vezes neste Portugal muito europeu.

Agora vou descansar até à hora de ir embora (tenho que sair 3 horas mais cedo...)

Comentários:

19.9.04

Refinado Portugal
(versão 974a - série "iliterato")
Os atentados perpetrados contra a refinaria da Galp ali para os lados de Leça (mais ou menos a uns milhares de quilómetros do Iraque) por todos os anteriores governos e... este também, produziram já a deserção de muitos veraneantes e dalguns potenciais residentes. A refinaria mora ali há uns anos sendo que a sua localização passou recentemente a ser problemática porque a refinada gente quer casa e antes destes os especuladores imobiliários. Claro que há quem esteja sempre a favor e contra também. A favor da manutenção dos postos de trabalho mas contra o actual estado de segurança e desrespeito pelos procedimentos ambientais. Muito bem! Encerre-se e construam-se casas para todos os futuros ex-trabalhadores. Desrespeite-se o ambiente e persigne-se com inquéritos. Sempre foi assim panfletária mas só quando explode!

Comentários:

9.9.04

1 milhão de analfabetos em Portugal
(versão 949a - série "iliterato")
Em Portugal há quase um 1 milhão de analfabetos (censos de 2001). Destes 9% da bem-educada população lusa, 11,5% são mulheres e 6,3% são homens.
Só é pena que a maior parte deles ainda nos governe.
Há 30 anos era bem pior, isto porque o analfabetismo regrediu entretanto mais de 60%... Talvez se perceba o porquê do arrebanhamento duma população sob o jugo ditatorial e duma prática que mirrou por completo um país que tardará ainda e durante muitos anos a fazer jus ao cartaz país desenvolvido.
Também a este propósito repesco as palavras de Kofi Annan que considera que saber ler e escrever "é um pré-requisito para um mundo saudável, justo e próspero".

Resta-nos sempre a triste consolação da comparação com os piores: 20% da população mundial não sabe ler. E como o desenvolvimento é sempre mais eficaz pela via da educação...

Comentários:

6.9.04

Se querem ajuda, peçam!
(versão 946a - série "iliterato")
Queriam então que nos oferecêssemos para ajudar as vítimas do sequestro na Ossétia do Norte?
É preciso ter lata... Não houve nenhum pedido formal das entidades russas!
Como nós somos tão conhecidos por lá se realmente precisassem ter-se-iam lembrado de nos convidar...
Por outro lado, mesmo que pedissem teríamos que recusar porque estamos muito mal de finanças. Todo o dinheiro que havia foi para os submarinos e para comprar umas poucas dezenas de carritos novos para a malta, que só assim poderá saber governar, foi o que se viu...
Resta saber o porquê da iniciativa italiana em prestar ajuda médica? Excesso de protagonismo, é o que é!
Resta saber o porquê da Alemanha, Espanha, França e Noruega oferecerem ajuda através de material médico, apoio logístico e financeiro? Serão eles assim tão ricos? Claro que não sabem o que fazer ao dinheiro, só pode!
O primeiro-ministro espanhol até endereçou um convite para que um grupo de crianças sobreviventes do sequestro passasse férias em Espanha. Da Lituânia (também é ali pertinho, não é?) partiu a proposta de receber crianças nos seus centros de reabilitação.
Estivessem os pobres necessitados à espera da ajuda portuguesa…(já nos chega a ajuda que prestamos no Iraque e na Bósnia, não acham?)

Comentários:

4.9.04


Há festa, à festa...
(versão 942a - série "iliterato")

Uma verdadeira instituição que se repete anualmente por esta altura. O que não se repete é o número de filiados/simpatizantes/crédulos que decresce de ano para ano... Mais uma vitória do PCP. Não há disputa que não ganhem, ele é principalmente as eleições que independentemente do resultado representam sempre a vitória do proletariado sobre o capital e os interesses dos capitalistas... Será também a contabilidade dos que se deslocam ao Seixal (não sei se fazem algum rastreio à entrada para aferir do colorido das gentes), do número sempre em crescendo dos voluntários que em prol do partido tudo fazem, do 1% que descontam do salário, do verdadeiro acesso democrático ao recinto festivo (desde que paguem)... Todas as democracias merecem ter um partido assim!

Comentários:

1.9.04

IEFP
(versão 932a - série "iliterato")
Bendito regresso, sinónimo do primeiro dia dum mês assinalado pelas intermináveis filas de professores às portas dos Centros de desEmprego. Disfarçam-se estes sob a designação de IEFP, Isto É Fila de Professores. Nem mais!
Para a minha elegíaca reentrada nestas lides poucas linhas bastam para evidenciar esta vergonha.

Comentários: