Bloggaridades - SocioElegias

para quase toda a vulgar sociedade elegíaca

29.5.04

Eles decidem
(versão 730d - série "iliterato em campanha")
Tenho já crises de ansiedade. Aproxima-se o dia E.
O dia D de desmaio foi já há muito tempo.
Agora o E de Europa e Eleições sobrepõe-se a todos os outros. Porque estes tendo já sido, são para a maioria o mesmo dia.
E o apelo à diversidade impele-me para uma campanha em que os tomates serão necessários à governação duma Europa multigenérica.
Como não sou quem decide, és tu e em última análise, são eles, optarei por clonar votos.
Assim, assumidamente clonados em tons de verde, proclamarão a vitória do novo caminho... O caminho que importará percorrer até à loja dos produtos de cultura biológica dos homens e mulheres verdes de Portugal.
(A despropósito das Outras Guerras Maciça's)

Comentários:

24.5.04

Ó tempo volta pra frente
(versão 717c - série "iliterato em campanha")

Até ao dia 13 de Junho temos muito que andar. Anda para aí uma coligação que não quer ninguém a andar para trás. E é vê-los a todos - porque também há aqueles que não querem que se ande para a frente - nas rotundas que grassam por esse país fora: e voltas e mais voltas e torna a voltar e mais uma volta ainda e depois de umas quantas enésimas voltas… volta e meia.
É o que dá quando a maioria quer outra! Um hemiciclo a multiplicar por 2 dá… 1 rotunda. E ninguém anda para trás! Também é certo que não andam para a frente, andam é em frente mas sempre às voltas.
E o que se divisa pelo espelho meu? Um visor muito retro e contido também.
Para votar na eleições mais europeias de sempre não deixe de levar consigo o novo código de estrada.

Comentários:

21.5.04

O manel que ninguém quer mudar
(versão 710b - série "iliterato em campanha")
Dou graças e não poucas pelas eleições que se avizinham, ao que parece europeias. Para os males todos da nação a mais as outras todas da União temos agora o verdadeiro remédio, o sacro elixir para combater o analfabetismo competente: o manel e as novas tecnologias!
Tem dúvidas e só sobrevive com certezas? Diga ao manel.
Quer mudar seja lá o que for nem que seja a presente questão? Diga ao manel.
As sulfamidas que usa excitam-lhe as hemorróidas? Mude para o manel.
Quer mudar de manel? Diga ao manel. Para tal visite o sai-te enquanto podes… do manel.
PaNaDol tem parece-te mole.
(cartaz de campanha sub-repticiamente apropriado ao Jumento)

Comentários:

18.5.04

Blocos de Guerra no desemprego
(versão 704a - série "iliterato em campanha")
Para disfarçar a impaciência da espera na fila de trânsito, transito os olhares para as eleições europeias que se abeiram da estrada para publicitar o infortúnio do ser português.
À esquerda, num bloco, a solução final. Questionado sobre a guerra? Sim! Felizmente, e porque as filas não são eternas, devolvem-me de imediato a resposta: só se for contra o desemprego.
Extremada mas convincente: matem-se uns milhares de inactivos em prol da diminuição da taxa de desemprego! Incapacitem-se com danos colaterais outros tantos milhares de activos; logo serão substituídos pelos restantes inact(v)ivos, ainda...
Acabei de apontar tudo isto num bloco no mesmíssimo instante em que um coro de buzinadelas me impeliu em seguir em frente para mais adiante virar à esquerda.
Guerras não!

Comentários:

17.5.04

Big Women
(versão 701a - série "iliterato")
Há muitos milhões de mulheres! Há milhões de homens, muitos! E quanto a géneros fico-me por aqui.
Mas dos muitos milhões, existem mulheres que investem diariamente na paz. A pensar nestas mulheres e depois do assinalável êxito dos concursos tipo "a competência não tem sexo" leva-se a cabo a glorificação sexista da paz: 1000 receberão o Prémio Nobel da Paz 2005. Pelo menos vão-se candidatar...
Para participar - e podem literalmente fazê-lo todas as mulheres até ao dia 31 do corrente mês - basta preencher um formulário!!! Toda a informação relevante para se auto-nomear em português e com sotaque na ponta de um click! Clique, então !
Acresce informar que o júri do concurso em Portugal é presidido pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM). Para além da Micas, da Irmã Lúcia, da Lili Caneças, da Padeira de Aljubarrota e da Dona Branca de Neve, você pode já começar a preencher o formulário de 700 páginas.
Se porventura ganharem o prémio, serão 3 as mulheres (indicadas por sorteio realizado por homens) a estar presentes na cerimónia de entrega. Para o caso destas não serem bem sucedidas as preteridas disponibilizaram-se para organizar o Big Women 2.

Comentários:

11.5.04

Foi sem armas maciças
(versão 691a - série "iliterato")
George W. Bush:
"O senhor [Donald Rumsfeld] está a fazer um trabalho excelente".
"O senhor tem liderado corajosamente a nossa nação na guerra contra o terrorismo. Tem sido um secretário da Defesa forte, e a nação tem uma dívida de gratidão para consigo."
Quero também agradecer a ambos por reiterarem a teoria da regressão evolucionista. Valha-nos a clarividência destes homens porque são eles quem comanda o nosso destino. Logo haveriam de aparecer estas teatralizações que mais não servem do que para afagar o ócio daqueles que zelam por nós…
Claro que os casos de abusos de prisioneiros em prisões iraquianas serão investigados e os responsáveis serão punidos.
Nota do redactor: sinceras desculpas aos retratados que malfadadamente emparceiraram com o Sr. Bush. A sua utilização serviu tão só para demonstrar o quão equivocados estamos.

Comentários:

8.5.04

Pia a casa pela habitação abaixo
(versão 683a - série "iliterato")
Uma entrevista concedida a um helicóptero pelo Código de Processo Penal permite-nos concluir que pelos lidos do artigo 201 há que permanecer na habitação, em casa. E piaram muitos de contentamento: os que nunca julgam e os todos que sempre absolvem. Causas naturais…
E logo as muitas revistas coraram de rosa e tiragens mil de confundidas libertações.
No horário mais nobre de todas as televisões a novela "Querido advogado!" registou índices de audiência como há 15 meses não se via.
Supõe-se que as vítimas a partir deste momento serão supostas vítimas e não tardará muito que haja uma inversão de papéis: confidenciou-nos uma das testemunhas implicadas - vítima de abusos sexuais -, agora com 73 anos:
- já não me lembro como preventivamente me chamo.

Comentários:

1.5.04

A ecografia do marquês
(versão 663a - série "iliterato")
Da transcrição duma escuta realizada ao pombal do marquês, e a partir do recurso a sofisticadíssimas técnicas de conversão dos sons em imagens, obtivemos a fotografia do segmento do intestino do tão contestado e neo-apelidado túnel. O novel absolutista, este camarário, decretou de imediato a paragem das obras porque não foi acautelada a preparação para a ecografia trans-rectal, vulgo estudo de impacte ambiental.
Para além do tão propalado descongestionar do tráfego fecal - que se vê carente de um suficiente laxante - foram feitas análises a posteriori, que revelaram sedimentações das fezes numa vasta zona duma praça não identificada.
O edil, imbuído da sageza que se lhe reconhece, optou por desemorróidizar o pombal do marquês.
E é vê-las, às avezinhas que aludo, voar, a voar… procurando - quais boletins de voto - o túnel para onde não querem ir.
Assistindo impávido e sereno, o petrificado.

Comentários: